"SÓLIDOS PLATÓNICOS" - AutoCAD
(...)

Ligar
a layer ICOSAEDRO e congelar a layer OCTAEDRO;
(...)
- "VPORTS"; setup: 3D;
- Standard viewports: four: left - enter;
- "ucs" 3p - clicar nos 3 pontos (o primeiro é o ponto médio do triângulo da base, o segundo ponto é o vértice que está paralelo ao primeiro ponto, terceiro ponto: @0,0,100) - enter;
- "OSNAP" - ligar o midpoint;
- "CIRCLE" - ponto no midpoint e depois no vértice em frente;
- "ucs" - world;
- "ucs" 3p - clicar em três pontos (o primeiro é o ponto médio do segundo triângulo da base e o segundo ponto é o vértice que está paralelo ao primeiro ponto; terceiro ponto: @0,0,100) - enter;
- "CIRCLE" - ponto no midpoint e depois no vértice em frente;
- "usc" - world;
- "ALIGN" - clicar
no primeiro ponto duas vezes no mesmo sitio e o segundo ponto também no mesmo sitio o terceiro ponto clicamos no vértice da face e clicamos outra vez na intersecção
dos dois círculos, isto para alterar a face para um outro plano;
- Eliminar
as outras duas faces e os círculos;
- "ARRAYCLASSIC" - polar array - select objects, selecionar a face que está já direcionada - enter - selecionar o center point como o vértice - enter.
- Ligar
a layer OCTAEDRO e congelar a layer TETRAEDRO;
- "POLYGON" - E (edge) - (0,0) e
(1,0) - enter;
- "ucs" 3p, clicar em 3 pontos (o primeiro é o ponto médio do segundo triângulo da base e o segundo ponto é o
vértice que está paralelo ao primeiro ponto, terceiro ponto: @0,0,100 - enter;
- "CIRCLE" - ponto
no vértice mais a esquerda (1) - enter;
- "CIRCLE" ponto no vértice mais a
direita (1) - enter;
- "ucs" - world;
- "3Dface" - clicar nos dois vértices da aresta mais a esquerda e clicar no ponto mais alto
da intersecção das circunferências;
- Eliminar
as circunferências e o quadrado;
- "ucs" - world;
- "ARRAYCLASSIC" - polar array - select objects, selecionar a face que está já direcionada - enter - selecionar o center point como o vértice - enter;
- "ucs" - x - 90;
- "MIRROR" - selecionar o
objecto clicar nos dois vértices da aresta mais a esquerda - enter.
- Ligar
a layer DODECAEDRO e congelar a layer OCTAEDRO;
- "ucs" -world;
- "POLYGON" - E (edge) - (0,0) e
(1,0) - enter;
- "REGION" - selecionar o objecto - enter;
- "MIRROR" - selecionar a face e usar dois pontos um uma aresta - enter;
- Novamente o comando "MIRROR" - selecionar a face e usar dois pontos um uma aresta - enter;
- "LINE" - per - enter;
- "ucs" 3p - clicar em três pontos (o primeiro é o ponto que achamos com a recta perpendicular e o segundo é o vértice que está na mesma linha ao primeiro ponto, o terceiro ponto: @0,0,100) - enter;
- "CIRCLE" - nos dois pontos;
- "LINE" - per - enter;
- "ucs" 3p - clicar em três pontos (o primeiro é o ponto que achamos com a recta perpendicular e o segundo é o vértice que está na mesma linha ao primeiro ponto e o terceiro ponto: @0,0,100) - enter;
- "ALIGN" - cliclar nos pontos de forma a rodar a face;
- Eliminar os círculos e as linhas auxiliares;
- "ucs" - world;
- "CIRCLE" 3p - selecionar três pontos a escolha;
- "ARRAYCLASSIC" - select object - clicar na face inclinada - center point - centro do circulo - alterar para cinco faces - enter;
- Eliminar o circulo - enter;
- "COPY" do objecto todo - enter;
- "ALIGN" - clicar em três pontos e unir com os outros três pontos do objecto.

- "POLYGON" - E (edge) - (0,0) e
(1,0) - enter;
- "POLYGON" - E (edge) - clicar nos dois pontos de uma aresta do polígono já feito - enter;
- "ucs" 3p - clicar em três pontos (o
primeiro é o ponto médio do triângulo da base e o segundo ponto é o vértice que
está paralelo ao primeiro ponto, o terceiro ponto: @0,0,100) - enter;
- "CIRCLE" - enter;
- "ucs" - world;
- "ucs" 3p - clicar em três pontos (o
primeiro é o ponto médio do triângulo da base e o segundo ponto é o vértice que
está paralelo ao primeiro ponto, o terceiro ponto: @0,0,100) - enter;
- "CIRCLE" - enter;
- "ucs" - world;
- "ALIGN" - três pontos;
- Eliminar
tudo menos a face do triângulo inicial;
- "REGION" - enter;
- "ucs" 3p -unir - enter;
- "ARRAYCLASSIC" - select object - clicar
na face mais próxima de nós - center point: vértice do
triângulo - 5 faces - enter;
- Comando "3DORBIT";
- "ucs" 3p - unir - enter;
- "ARRAYCLASSIC" - select object -clicar na face mais próxima de nós -center point: vértice do triângulo -5 faces - enter;
- Repetir
estes comandos (ucs; arrayclassic) até completar o
icosaedro.
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