terça-feira, 1 de março de 2016

01 Março

"PARABOLÓIDE" - AutoCAD

  • Criar duas "XLine" - vertical e horizontal - com as coordenadas (0,0);
  • "CIRCLE" - center (0,0) - radius 1;
  • Comando "DDTPTYPE" - escolher o formato do ponto pretendido;
  • "POINT" - no centro da circunferência e na interseção - apagar o circulo;
  • "PDMODE" <35>;
  • Criar três layers ("LAYER") - "PONTOS" (vermelho), "CURVA 1" (ciãn), "CURVA 2" (magenta);
  • No comando "OSNAP" - desligar a "extension";
  • "CIRCLE" - 2P - clicar no dois pontos criados;
  • Eliminar a circunferência, novamente;
  • "OFFSET" - enter - 1.5 - da recta vertical para a direita (3 vezes);
  • Desenhar três círculos a partir do ponto mais à direita - "CIRCLE" 1.5 - "OFFSET" 1.5;
  • Com o comando "POINT" - clicar nas interseções entre os círculos e as restas verticais;
  • Na layer "CURVA 1" - fazer "SPLINE" - clicar em todos os pontos criados para obter uma curva;
  • "LINE" - desde o foco até ao ponto mais alto;
  • "LINE" - no ponto mais alto perpendicularmente à primeira recta vertical;
  • "CIRCLE" - "TRIM" - eliminar parte do circulo que esteja fora do triangulo obtido de modo a formar um ângulo;
  • "XLINE" - no ponto mais alto do circulo e no meio do ângulo;
  • Eliminar as linhas linhas verticais e as linhas auxiliares ao ângulo;
  • Na layer "CURVA 2" - "SPLINE" - method - CV - degree - 2 - clicar no ponto mais alto, na interseção da recta tangente com a linha horizontal e no ponto mais baixo;
  • "COPY" - displacement - (10,0) - enter - (20,0);
  • "TRIM" - entre a recta horizontal e a parábola do meio;



"SÓLIDOS " - AutoCAD
  • Criar cinco layers: "CUBO" (amarelo), "TETRAEDRO" (vermelho), "OCTAEDRO" (verde), "DODECAEDRO" (ciãn), "ICOSAEDRO" (azul);
  • "3DFACE" - (0,0) (0,1) (1,1) (1,0);
  • "2D wireframe"- X-Ray;
  • "VPOINT" - (-1,-1.5,1);
   
  • "COPY" - selecionar o quadrado - enter;
  • Com o comando "COPY" - copiar seis quadrados de modo a obter a planificação do cubo;
  • "VPOINT" - x 230, y 30;
  • "UCS" - x - enter - rotate (90), rotate (90), rotate (-90) - cada rotação corresponde a uma face do sólido.
  • Selecionar o quadrado - "UCS" - y - enter - rotate (-90) - unir todas as faces criando um cubo;
  • Activar a layer "TETRAEDRO" - congelar a layer "CUBO";
  • "UCS" - world;
  • "POLYGON" - 3 faces - edge - enter - (0,0) enter - (1,0) enter;
  • "3DFACE" - clicar nos três pontos;
  • "ERASE"
  • "FILTER" - seleccionar a polyline;
  • "APPLY" all - enter;
  • "LIST" all - verificar se temos apenas um objeto;
  • "MIRROR" - selecionar os dois pontos da base do triangulo - enter;
  • Com o comando "COPY" - copiar de modo a fazer a planificação do tetraedro.

(...)

Sem comentários:

Enviar um comentário