- Criar duas "XLine" - vertical e horizontal - com as coordenadas (0,0);
- "CIRCLE" - center (0,0) - radius 1;
- Comando "DDTPTYPE" - escolher o formato do ponto pretendido;
- "POINT" - no centro da circunferência e na interseção - apagar o circulo;
- "PDMODE" <35>;
- Criar três layers ("LAYER") - "PONTOS" (vermelho), "CURVA 1" (ciãn), "CURVA 2" (magenta);
- No comando "OSNAP" - desligar a "extension";
- "CIRCLE" - 2P - clicar no dois pontos criados;
- Eliminar a circunferência, novamente;
- "OFFSET" - enter - 1.5 - da recta vertical para a direita (3 vezes);
- Desenhar três círculos a partir do ponto mais à direita - "CIRCLE" 1.5 - "OFFSET" 1.5;
- Com o comando "POINT" - clicar nas interseções entre os círculos e as restas verticais;
- Na layer "CURVA 1" - fazer "SPLINE" - clicar em todos os pontos criados para obter uma curva;
- "LINE" - desde o foco até ao ponto mais alto;
- "LINE" - no ponto mais alto perpendicularmente à primeira recta vertical;
- "CIRCLE" - "TRIM" - eliminar parte do circulo que esteja fora do triangulo obtido de modo a formar um ângulo;
- "XLINE" - no ponto mais alto do circulo e no meio do ângulo;
- Eliminar as linhas linhas verticais e as linhas auxiliares ao ângulo;
- Na layer "CURVA 2" - "SPLINE" - method - CV - degree - 2 - clicar no ponto mais alto, na interseção da recta tangente com a linha horizontal e no ponto mais baixo;
- "COPY" - displacement - (10,0) - enter - (20,0);
- "TRIM" - entre a recta horizontal e a parábola do meio;
"SÓLIDOS " - AutoCAD
- Criar cinco layers: "CUBO" (amarelo), "TETRAEDRO" (vermelho), "OCTAEDRO" (verde), "DODECAEDRO" (ciãn), "ICOSAEDRO" (azul);
- "3DFACE" - (0,0) (0,1) (1,1) (1,0);
- "2D wireframe"- X-Ray;
- "VPOINT" - (-1,-1.5,1);
- "COPY" - selecionar o quadrado - enter;
- Com o comando "COPY" - copiar seis quadrados de modo a obter a planificação do cubo;
- "VPOINT" - x 230, y 30;
- "UCS" - x - enter - rotate (90), rotate (90), rotate (-90) - cada rotação corresponde a uma face do sólido.
- Selecionar o quadrado - "UCS" - y - enter - rotate (-90) - unir todas as faces criando um cubo;
- Activar a layer "TETRAEDRO" - congelar a layer "CUBO";
- "UCS" - world;
- "POLYGON" - 3 faces - edge - enter - (0,0) enter - (1,0) enter;
- "3DFACE" - clicar nos três pontos;
- "ERASE"
- "FILTER" - seleccionar a polyline;
- "APPLY" all - enter;
- "LIST" all - verificar se temos apenas um objeto;
- "MIRROR" - selecionar os dois pontos da base do triangulo - enter;
- Com o comando "COPY" - copiar de modo a fazer a planificação do tetraedro.
(...)
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